O Bebop é um estilo de Jazz caracterizado pelo tempo rapido a improvisação e o virtuosismo baseado na combinação da harmonia, estrutura e melodia.
O estilo foi se desenvolveu nos EUA na década de 40 vindo com posteriormente ao "Jazz Swing".
O bebop privilegia os pequenos conjuntos, como os trios, os quartetos e os solistas de grande virtuosismo. Talvez o elemento que sofreu a maior modificação dentro da revolução bebop tenha sido o ritmo, com a pro
liferação de síncopas e de figuras rítmicas complexas. O fraseado é flexível, nervoso, cheio de saltos que exigem uma técnica instrumental muito desenvolvida. Além dos fundadores Charlie Parker e Dizzy Gillespie, encontramos entre os expoentes do bebop os músicos que se encontravam regularmente no "Minton's Playhouse", clube localizado em um bairro de Manhattan em Nova York chamado "Harlem" e na 52nd Street, como o pianista Thelonious Monk, Miles Davis e John Coltrane, os bateristas Kenny Clarke e Max Roach e o guitarrista Charlie Christian; e também o vibrafonista Milt Jackson, o pianista Bud Powell e o trombonista J. J. Johnson.
Um clássico do Bebop é Donna Lee, de Charlie Parker.
Um clássico do Bebop é Donna Lee, de Charlie Parker.
Além da música o estilo influenciou a criação em outras artes como filmes, desenhos obras literárias. Beat, livros Os livros de "On the Road" e "Dharma Bums" de Jack Kerouac considerado o pai da literatura Beat os personagens deste livro possuem fortes ligações com a cultura Bebop.
Se nunca ouviu falar do estilo, confira abaixo os vídeos com alguns clássicos do Bebop.
Nenhum comentário:
Postar um comentário