sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A história da suposta morte de Paul McCartney!!


A história da suposta morte de Paul McCartney
Paul teria morrido em um acidente de carro às 5 horas da manhã de uma quarta-feira, dia 9 de novembro de 1966. Sofreu esmagamento craniano e/ou foi decapitado ao colidir com outro veículo por não ter observado o sinal fechar, conforme teria sido contada posteriormente na música A Day in: "he blew his mind out in a car... he didn't notice that the lights had changed" ("Ele arrebentou a cabeça num carro... não percebeu que o sinal havia mudado"). Desta forma, os outros Beatles teriam resolvido substituí-lo por um sósia.
Para a escolha do substituto teria sido foi feito um concurso nacional de sósias e o vencedor, William Campbell ou Billy Shears, após vencer o concurso teria feito algumas operações plásticas para aumentar sua semelhança com o Beatle morto e poder substituí-lo. A única falha no novo beatle teria sido uma cicatriz em seu lábio superior que não pôde ser removida e aparece nas fotos de Paul (o falso Paul) desde então. Esta cicatriz na realidade existiu e foi decorrente do acidente de moto sofrido por Paul, já anteriormente citado.
Com o sósia colocado no lugar do verdadeiro beatle os outros componentes e produtores da banda teriam começado a divulgar várias pistas para que os fãs pudessem descobrir que o verdadeiro Paul havia morrido. A maioria das pistas relatadas exige bastante senso crítico.
A não ser que o corpo tivesse sido totalmente carbonizado (acarretando, inclusive, na destruição da arcada dentária), não tem como não ser executada uma identificação. Não existe nenhuma ocorrência policial ou relato de autópsia de um fato tão incomum. Além disso, não houve uma única testemunha de um acidente tão grave. Uma figura tão popular e sempre presente como Paul McCartney, seu sumiço certamente seria notado pela imprensa. Na época, nada foi noticiado. E mesmo após 1966, Paul compôs diversas canções tão criativas quanto as anteriores à suposta "morte", tanto com sua carreira com os Beatles quanto em sua carreira solo e com os Wings.


Início dos boatos

A suposta "morte de Paul McCartney" foi primeiramente noticiada em 12 de outubro de 1969 em uma rádio de Detroit, prefixo WKNR-FM, nos Estados Unidos, pelo disc jockey Russ Gibb. Ele havia recebido um telefonema de um ouvinte o instruindo para algumas pistas em músicas e capas de discos que indicavam a suposta morte. Russ Gibb neste dia leu a lista das pistas no ar e também improvisou algumas mais.


Para seu espanto, os jornais locais levaram a sério esta brincadeira e publicaram a lista. No final do mês de outubro os boatos tinham se espalhado de tal forma nos Estados Unidos que obrigaram Paul McCartney, em férias na Escócia, a vir a público desmentir os boatos sobre a sua morte. A partir daí, vários livros foram escritos e, cada vez mais, novos "fatos" foram sendo "encontrados" e adicionados à lista de indícios sobre a sua morte.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Curiosidades sobre a música clássica.

Não faça feio de aplaudir antes do fim de todos os movimentos.
Confira uma serie de curiosidades sobre a música Erudita.

Curiosidades da Música Clássica

  • A palavra italiana "spalla" batiza o primeiro violinista. Ele é a figura mais importante depois do maestro. Além de orientar a afinação da orquestra, também serve como referência para os outros instrumentistas, caso haja dúvidas sobre as indicações do maestro.
     
  • Há uma espécie de etiqueta no mundo da música erudita. Só se aplaude uma apresentação depois que todas partes da composição (os chamados movimentos) são executadas. Bater palmas nos intervalos dos movimentos tira a concentração dos instrumentistas.
     
  • Homens que cortavam os membros sexuais para manter a voz mais fina eram chamadas de castrati( castrados). Eles cantavam notas na mesma região das sopranos, que são as vozes com extensão mais aguda.
     
  • Wolfgang Amadeus Mozart escreveu a ópera Don Giovanni em um só dia. Ela foi executada pela primeira vez no dia seguinte, sem qualquer ensaio. Mozart teve 600 composições catalogadas.
     
  • Rossini compôs a maior parte de sua obra embriagado. A ópera O barbeiro de Sevilha teria sido escrita às pressas, em 13 dias, para o pagamento de uma dívida. Ela foi vaiada na estréia, no Teatro Argentina, em Roma, no ano de 1817.
     
  • Mais de 100 descendentes de Johann Sebastian Bach foram organistas de igrejas.
     
  • Enrico Caruzo, um dos cantores de ópera mais populares do mundo, foi preso em Nova York por ter beliscado o bumbum de uma mulher no Central Park, em 1906. O caso ficou conhecido como "Escândalo de jaula do Macaco".
     
  • O recorde nacional de vendas de álbuns de música clássica ocorreu em 1997. Neste ano, foram comercializados 1,43 milhões de discos.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

75 Bandas!! A resposta.

Olá amigos leitores do Blog da In Concert.

Lembram daquele post com uma cena em que faz referências a 75 bandas?

Conseguiram achar todas?

Não tem problema a In Concert mostra todas para vocês, como foi prometido no blog e em nossa página no FaceBook. Abaixo a mesma cena com as respostas.

Agora ficou fácil né?





Quer aprender a tocar as músicas de todas essas bandas??? Venha para a In Concert e aprenda todas as músicas de seus artistas preferidos. Faça já sua aula experimental grátis.

www.grupoinconcert.com.br




terça-feira, 9 de outubro de 2012

Música na Grécia antiga.


A Música na Grécia antiga.

Pouco se sabe sobre música da Grécia Antiga nos dias de hoje, obviamente que não podemos ouvir a música do jeito que era feito na época. O que hoje restou da música daquela época são obras literárias, inúmeras representações visuais de músicos em ação com seus instrumentos, e um sistema teórico, mas das obras propriamente ditas resta apenas um punhado de fragmentos com notação, cujo ainda não foi exatamente  ainda é objeto de controvérsia.
A palavra música vem do grego e representa não apenas a arte sonora. Os gregos viam música como uma junção de 3 artes, dança, poesia e música.

A música entre os antigos gregos era um fenômeno de origem divina, e estava ligada à magia e à mitologia, havendo várias histórias místicas relacionadas à origem da música e suas capacidades e funções. Alguns instrumentos e modos eram associados especificamente a certas divindades, como o aulos a Dionísio, e a kithara a Apolo. Além disso, registros diversos indicam que a música era parte integral da percepção grega de como o seu povo teria vindo à existência e de que continuava a ser regido pelos deuses.

O grande teórico da música grega antiga foi Pitágoras, considerado o fundador de nosso conhecimento de harmonia musical - a relação física entre as diferentes frequências sonoras (notas) e o efeito de suas combinações. Também foi ele o sistematizador da associação de cada modo com determinado estado de alma, imbuindo-os de uma ética especial. Por exemplo, o modo dórico era considerado capaz de induzir um estado (ethos) pacífico e positivo, ao passo que o modo frígio era considerado subjetivo e passional, uma sensibilidade hoje em grande parte perdida, mas que pode ser vagamente comparada ao efeito das modernas escalas maior, convencionalmente usada para produzir uma impressão animada e alegre, e menor, usada para descrever estados melancólicos ou introspectivos. 

Instrumental
Alguns instrumentos tradicionais:
§  lira, um instrumento de cordas tangidas afinadas segundo as notas de um dos modos, e fixadas em um arcabouço formado com o casco de tartaruga. Era usada como acompanhamento para recitativos e canções.

§  kithara, também um instrumento de cordas, mais complexo que a lira, possuindo uma caixa de ressonância. As cordas era tocadas com um plectro e podiam ser afinadas em diferentes alturas.
§  aulos, usualmente duplo (Diaulos), sendo uma espécie de flauta com palheta, possivelmente produzindo uma sonoridade similar à do oboé ou clarinete.
§  flauta de Pã, também conhecida como Syrinx, constituída de uma série de tubos fixos juntos, de comprimentos diferentes, através dos quais o ar era soprado pela extremidade superior.
§  hidraulos, um instrumento de teclado, precursor do órgão moderno. Empregava água sob pressão para produzir som através de movimento do ar nos tubos.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

75 Bandas de Rock!!!!

Acredite se quiser esta imagem faz referencias a 75 bandas de Rock.

Consegue achar todas??

Se não conseguir, tudo bem, na próxima semana iremos postar as respostas, fiquem atentos no Blog da In Concert!!!!

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Recordes no mundo da música!!!!

Confira nessa postagem alguns recordes no mundo da música.


ALGUNS RECORDES:

Canção mais antiga

Canção Assíria, notada com letra e música, datada de 1800 AC.

Hino nacional mais antigo
Kimigayo, do Japão, do século IX.

Maior piano
Fabricado por Chas H. Challen & sons LTDA na Inglaterra, pesando 1,25 toneladas e medindo 3,55m de comprimento.

Concertista mais antigo
A pianista Romena Cella Delavrancea, apresentou seu último recital aos 103 anos de idade, atendendo à 16 pedidos de bis.

Maior instrumento de corda
É o pantaleão, composto por 270 cordas esticadas em 4,6 metros quadrados.

Maior contrabaixo
Fabricado nos EUA, mede 4,26 metros de comprimento e pesa 590Kg.

Orquestra mais antiga
Gewanthaus Leipzig, fundado em 1743.

Banda de um só músico
Rory Blackwell, que tocou 108 instrumentos simultaneamente em uma única apresentação.

Regente que mais gravou
Hebert von Karajan, com 800 gravações.

Público record em música erudita
800.000 pessoas no Central Park em Nova York, dia 5/07/1986, assistindo a filarmônica de Nova York.

Compositor mais prolífero
George Phillip Telemann.

Mais longa canção para piano
The well-tuned piano, de La Monte Young, durando 4h12m10s.

Ópera mais longa
Die Meistersinger, composta por Richard Wagner, durando 5h15m.

Bis mais longo                                                             Filhos de Bach
Il Matrimonio Segreto, composto por Cimarosa, que na sua estréia em 1792, por ordem do Imperador Leopoldo II, foi executada novamente do começo ao fim.

Maior cachê
Um bilhão de dólares de cachê mais 890 milhões pela assinatura de contrato de Michael Jackson com a Sony Music.

Maior número de Grammys
Sir George Solti, o qual recebeu 31 premiações.

                                                                                                                 
Recital mais longo
O da música Dexations, de Eric Satie, no Pocket Theatre de Nova York, em 1963, regido por John Cage, sendo executada 840 vezes, totalizando 18h40m.

Ingresso mais caro
Cobrado pela apresentação de Johan Jenny Maria Lend (1820-1887), custando US$ 653; US$10.500 em valores atualizados em 1996.

Compositor que teve mais filhos
Johann Sebastian Bach, 24 filhos.

Compositor com mais reclamações em delegacias
Wagner, por parte de seus credores, que tinham enorme dificuldade em receber o dinheiro emprestado à Wagner. Ele acreditava que seus credores tinham obrigação de sustentá-lo, pois estavam fazendo um bem à humanidade.

                                                      Maior piano do mundo.

Venha aprender música na In Concert e tente quebrar alguns dos recordes.

Fonte: Guinness book